O Buick Special era um automóvel produzido pela Buick . Geralmente era o modelo mais barato da Buick, começando como um carro em tamanho real em 1936 e retornando em 1938 (após um hiato de dois anos) como um tamanho médio.
Em 1970, o Special não era mais oferecido como modelo autônomo, mas o nome seria usado mais tarde para os modelos dos séculos 1975 a 1979 e 1991 a 1996.
De 1936 a 1958, a gama de modelos especiais da Buick representou o automóvel em tamanho original da marca. O ano de 36 foi um ano de muito sucesso para a Buick e também marcou a primeira vez em que os nomes foram usados, em vez dos números de série simples que já estavam em uso antes. O Special continuou a ser conhecido também como a série 40, no entanto. [1] As primeiras Especiais rodaram em uma distância entre eixos de 118 m (3,0 m), mas no próximo ano modelo isso foi aumentado para 122 m (3,10 m), pois todos os Buicks cresceram naquele ano. O motor também era novo e agora tinha 248 cu in (4,1 L) em vez de 233 cu in (3,8 L). [2] O Special (e todos os outros Buicks também) passou por uma remodelação completa em 1939, com um nariz mais fechado e uma grade mais larga. [3] A distância entre eixos também foi duas polegadas mais curta. [4] Em 1940, houve o restyle habitual e a distância entre eixos aumentou em uma polegada. Este também foi o único ano modelo em que um Special conversível de quatro portas (“Sport Phaeton”) foi oferecido, embora apenas 552 tenham sido construídos. [5]
Para 1941, a carroceria era novamente totalmente nova, com os pára-lamas dianteiros agora muito intimamente integrados ao design geral dos carros. O Estate Wagon migrou de um Super para a linha Special. Também nova era a série 40-A (o Special regular agora é o 40-B), uma versão em uma distância entre eixos de três polegadas mais curta que compartilhava seu corpo com o Chevrolet de 1941. [6] Essas duas séries, com um restyle remanescente do Y-Job de 1939, continuaram no ano modelo abreviado de 1942. A produção terminou em 4 de fevereiro de 1942. [7] Para 1946, apenas a maior faixa especial permaneceu disponível, ainda usando o corpo B antes da guerra. O Special de 1946 é raro, representando menos de dois por cento da produção da Buick naquele ano. [8] O Special continuou com pequenas mudanças até que o corpo antes da guerra foi finalmente substituído na metade do ano modelo de 1949. [9] Os Specials do pós-guerra estavam disponíveis somente como um sedan de quatro portas ou um “sedanet” de duas portas, até a chegada dos novos modelos de 1949.
No filme Mildred Pierce , Veda Pierce, filha de Mildred, interpretada pela atriz Ann Blyth , recebeu um Buick Special 1940 conversível como presente.
O filme Small Town Conspiracy apresenta um Buick Special 8 de 1939 que o personagem principal do filme John Haleran (Zen Gesner) dirige como seu carro oficial da polícia. O carro permaneceu propriedade do diretor Ralph Clemente e permaneceu intocado por muitos anos, até ser vendido ao restaurador da Flórida e ao colecionador de carros Axel Caravias.
Marca
Buick
Modelo
Special DeLuxe
Ano
1937
Cor
Azul Marinho
Conclusão