O Chevrolet Bel Air foi um carro de tamanho grande produzido pela Chevrolet para os modelos dos anos de 1950-1981. Inicialmente, apenas os hardtops de duas portas na gama de modelos da Chevrolet foram designados com o nome Bel Air de 1950 a 1952, distinto dos modelos Styleline e Fleetline pelo restante da gama. Com o modelo do ano de 1953, o nome Bel Air foi alterado de uma designação para uma forma única de carroceria para um nível superior de acabamento aplicado em vários estilos da carroceria. O Bel Air continuou com várias outras designações de nível de acabamento até a produção dos EUA cessar em 1975. A produção continuou no Canadá, apenas pelo mercado doméstico, durante o modelo do ano de 1981.
Em 1953 a Chevrolet renenomeou seus carros e o nome Bel Air foi dado a um modelo de nível superior. Também surgiram duas séries inferiores, a 150 e a 210. Em 1955, os Chevrolets ganharam a opção de motor V8.
Em 1955, o Chevrolet foi re-estilizado, e ganhou o apelido de “The Hot One”. Os Bel Airs vinham com acessórios encontrados em modelos de menor categoria, mais interior encarpetado, diversos cromados, e calotas estilizadas. O modelo era diferenciado também pelo nome escrito em letras douradas.
Os modelos de 55, 56, e principalmente de 57, são os carros americanos mais relembrados; os exemplos bem mantidos (especialmente coupés e conversíveis) são muito procurados por entusiastas. Espaçosos, eficientes, e com belos acabamentos cromados e cauda, eles são vistos como muito mais belos e superiores que os carros que frequentarão Detroit pelos próximos anos.
De 1955–57, a produção do station wagon duas-portas Nomad foi atribuída à série Bel Air, mesmo que seus formato e guarnições fossem exclusivos do modelo. Prioridade para se tornar um modelo de produção regular, o Nomad apareceu primeiramente baseado na concepção do Corvette 1954. Mais recentemente, foram revelados dois carros conceitos com o nome Nomad em 1999.
Marca
Chevrolet
Modelo
Bel Air
Ano
1957
Cor
Preta
Pré-restauração
Desmonte / Jateamento / Funilaria
Pintura
Montagem / Mecânica
Tapeçaria / Estofamento
Conclusão