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FORD MUSTANG SUPER COBRA JET 1969

Restauração

FORD MUSTANG SUPER COBRA JET 1969

Ford Mustang Mach 1 é um pacote opcional orientado para o desempenho [1] do Ford Mustang , originalmente introduzido pela Ford em agosto de 1968 como um pacote para o ano modelo de 1969. O título do Mach 1 adornou as ofertas do Mustang orientadas para o desempenho até a aposentadoria original do apelido em 1978, retornando brevemente em 2003 e 2004.

Como parte de um programa de herança da Ford, o pacote Mach 1 retornou em 2003 como uma versão de alto desempenho da plataforma New Edge . As conexões visuais ao modelo de 1969 foram integradas ao design para homenagear o original. Esta geração do Mach 1 foi descontinuada após o ano modelo de 2004, com a introdução do Mustang de quinta geração .

A Ford usou o nome “Mach 1” pela primeira vez em 1969, na exibição de um conceito chamado “Levacar Mach I” na Ford Rotunda . Este veículo conceito usava uma almofada de ar como propulsão em um estrado circular.

À medida que a guerra de desempenho continuava, a plataforma e o compartimento do motor do Mustang foram redesenhados progressivamente para acomodar blocos de motor maiores. No final do ano modelo de 1968, a Ford introduziu o motor Cobra Jet FE de 428 cu (7,0 L) em um pequeno grupo de Mustang GTs e no Shelby GT500KR de 1968. Este foi um artista forte e indicou a direção do Mustang de 1969. No entanto, “GT” não era um nome que iniciaria imagens de desempenho estridente nas ruas; daí a introdução do título Mach 1. [2]

1969 foi o ano de referência para o Ford Mustang na proliferação de nomes e motores de desempenho. Não menos que seis modelos Mustang de desempenho de fábrica estavam disponíveis (GT, Boss 302 , Boss 429 , Shelby GT350, Shelby GT500 e Mach 1). Além disso, sete variações de V-8 estavam disponíveis nos modelos ’69 –73; a maioria deles também está disponível no novo Mach 1.

Devido ao sucesso do Mach 1, o modelo GT foi descontinuado depois de 1969, após vendas fracas de 5.396 unidades contra as 72.458 vendas do Mach 1. [3] O Mustang não usaria o emblema “GT” novamente até 1982.

O pacote Mach 1 estava disponível apenas no estilo de carroçaria ‘SportsRoof’  (anteriormente conhecido como ‘ Fastback ‘); nunca no hardtop ou conversível. Muitas conversões visuais do resto-mod foram executadas por proprietários e entusiastas, mas não são do Mach 1 pelo código VIN.

O Mach 1 começou com um corpo ‘Sportsroof’ com motor V8 e adicionou vários itens visuais e de aprimoramento de desempenho, como tratamento de capô preto fosco com pinos de capô, capuz de capuz (incluindo capuz Shaker opcional), suspensão de competição, tampa de gás cromada, rodas revisadas com pneus Goodyear Polyglas , ponteiras de escape cromadas (exceto 351W 2V), interior de luxo, spoiler opcional do queixo e do revendedor, spoiler do deck traseiro e persianas das janelas traseiras (SportSlats).

O equipamento padrão era um motor Windsor de 351 cu (5,8 L) 2V com uma transmissão manual de 3 velocidades e um eixo traseiro aberto de 9 polegadas (23 cm) de 28 estrias. Um 351W 4V era opcional, assim como um FE de 390 cu (6,4 L) e o enorme Cobra Jet 4V de 428 cu (7,0 L) com ou sem Ram Air, e até a introdução da opção “drag pack” com o modificado Motor Super Cobra Jet de 428 cu in (7,0 L) . Uma transmissão manual de 4 velocidades ou de 3 velocidades FMX (bloco pequeno) / C6 (bloco grande) era opcional e o 428SCJ adicionou um eixo de manivela de ferro fundido no lugar do alumínio comum ao C6. Um eixo traseiro de “tração de tração” era opcional, e o 428 CJ / SCJ incluía uma “tração de tração” com uma proporção de 3,91 ou 4,30, 31 eixos de eixo estriado e uma caixa nodular. Em 1970, a proporção de 3,91 era de “tração-lok”, enquanto a proporção de 4,30 era de Detroit Locker.

O Mach 1 veio com suspensão aprimorada em vários graus, dependendo das escolhas do trem de força. Os carros grandes eram reforçados pela torre de choque frontal, barras de balanço mais grossas (sem barra traseira para 69) e molas e choques mais pesados. Os carros 428 CJ / SCJ de 4 velocidades também vieram com amortecedores traseiros escalonados. O padrão no Mach 1 era uma cobertura feroz, porém cosmética, que tinha luzes de pisca-pisca montadas na parte traseira. Uma opção mais funcional foi a assinatura ” Shaker hood “, uma tomada de ar montada diretamente na parte superior do motor, usada para coletar ar fresco e assim chamada por sua tendência a “tremer” acima do estridente V-8 abaixo. O interior era completo com detalhes de grãos de madeira de teca, material de amortecimento total e assentos esportivos com encosto alto.

A Ford manteve o Mach 1 vivo em 1970 e pouco mudou além dos visuais. O corpo de 1970 incluía faróis de duplo feixe, com os faróis anteriores anteriores se transformando em lâmpadas esportivas e luzes traseiras embutidas em um painel traseiro em favo de mel preto, abas laterais atrás de ambas as portas removidas, assentos de caçamba revisados, capas de rodas esportivas de fundo e novas e laterais e traseiras emblemas e listras foram as principais diferenças visuais. Em 1970, as opções anteriores do motor 351W V8 foram substituídas por um novo Cleveland (351C) V8 de 351 cu in (5,8 L) nas versões 2V (para uso com carboidratos 2-venturi) ou 4V (para uso com carboidratos 4-venturi). O motor 351C 4V (código M) apresentava compressão 11.0: 1 e produzia 300 cv (224 kW; 304 cv) a 5400 rpm. Este novo motor de desempenho incorporou elementos aprendidos com o motor da série Ford 385 e o Boss 302 , particularmente as câmaras de combustão de ângulo poligonal com válvulas inclinadas e a tecnologia de fundição em parede fina.

Ficha técnica

Marca

Ford

Modelo

Mustanh Super Cobra Jet

Ano

1969

Cor

Cinza

Acompanhe o Processo

Pré-restauração

Conclusão

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